Glasto 07.
Multidões andando de um lado para o outro, muita lama, meninas usando botas plásticas coloridas (Wellingtons), uma pirâmide-palco ao fundo compondo a paisagem e muita música: esta é a atmosfera do Glastonbury. O festival aconteceu nos últimos dias 23, 24 e 25 de junho na Inglaterra e contou, entre outras coisas, com uma morte macabra por overdose e uma apresentação surpresa do Pete Doherty. A primeira edição aconteceu em 20 de setembro de 1970, um dia depois da morte de Jimi Hendrix. O ingresso custou uma libra e os mil e quinhentos espectadores que compareceram ainda tinham direito a beber leite de graça da fazenda. Muita coisa mudou desde então, e o Glastonbury é atualmente um dos principais festivais de verão do UK. Esse ano a coisa foi, pelo visto, muito agitada e cheia de surpresas. Tão agitada que fez um rapaz de 26 anos exagerar na dose de ilegals e ser encontrado inconsciente no primeiro dia de festival, vindo a morrer no hospital no dia seguinte – odd. Foram registrados 171 crimes nessa edição, em sua maioria relacionados a envolvimento com drogas. O número pode assustar, mas ainda assim é menor do que os 180 registrados em 2005. O grande elemento surpresa deste ano foi, sem dúvida, o show solo do Pete:
Pic by Andrew Kendall. Fonte: NMEDizem que ele recebeu apenas míseras cem libras para fazer o show extra, que aconteceu logo após a sua apresentação com o Babyshambles. Ele tocou no Park Stage, um palco menor no qual ninguém podia esperar vê-lo tocando. Assim que a notícia correu, multidões se arrastaram dos outros palcos para acompanhar o show. Além de suas músicas solo, Pete tocou alguns dos vários hinos emplacados pelo Libertines, o que levou o público ao delírio, claro. Outra banda que chamou atenção com sua performance avassaladora foi o The Horrors:
Pic by Tom Oxley. Fonte: NMEDesde que entraram para a vida de rock stars, eles não cansam de impressionar o público com suas bizarrices. Faris Badwin, integrante da banda, teve sua camisa dilacerada ao se jogar na platéia durante o show. Está certo que neste caso a bizarrice é mais da platéia do que dele, mas ainda assim eles são seres um tanto esquisitos. A banda havia postado anteriormente em seu site oficial que se as previsões do tempo não falhassem para o fim-de-semana do Glasto, rios de lama correriam pelo festival e que seria um ambiente mais do que propício para um show deles, pediam para os fãs se prepararem. Se preparando ou não, é fato que eles curtiram ao máximo o som dilacerante do Horrors. O Glasto foi só um dos festivais que vão tomar conta da Europa esse ano. Ainda tem T in the Park, Carling Weekend, Lowlands e muitos outros vindo por aí. Pena é não estar lá para ir a todos.
LINKS:
Entrevista com o Babyshambles (Glasto 07)
http://www.youtube.com/watch?v=f68WfRfxJL0&mode=related&search
Pete tocando Albion no Glasto
http://www.youtube.com/watch?v=F3vIMYwVDf8
Track 7 (The Horrors - Sheena Is A Parasite)
É isso.
Cheers.
3 comentários:
oeeeee. cara, esse negócio do CSS é bizarro. fui no primeiro show deles no rio no finado ballroom e nunca imaginei que fossem virar esse monstro. qnd tava em londres já tinha o cd deles lá. soltei um pqp e o carinha da loja (rough trade) perguntou pq eu berrei, expliquei e ele nem tinha ouvido falar da banda. o que um ano não faz,não é?1
Letrado \o/
Vi uma foto do festival em meio a lama, minha amiga estava junto comigo e disse "eca" e eu toda empolgada! um festival desses na lama?! Huahauahauahaaauaaua, inesquecível!
Agora o Peter Doherty é simpático a esse ponto?! Ok, ele é uma (quase) boa pessoa.
Pena é não estar lá para ir a todos. (2)
B-jaum!
ai ai! um dia ainda presenciarei tal espetáculo!!!!!!!!
espero q até lá o Pete ainda esteja vivo! hahaha
Postar um comentário